Instalando o cPanel DNS Only
Continuando o meu artigo anterior, onde apresentei o cPanel DNS Only e a importância de se ter um servidor DNS secundário externo ao seu servidor principal, mostrarei abaixo como configurar o cPanel DNS Only para ser o seu DNS secundário.
Para fazer a configuração você precisa de dois servidores. Um é o seu servidor principal, que pode ser tanto um dedicado ou um VPS, onde você tem o cPanel WHM instalado e os sites hospedados nele. O outro servidor poderá ser um VPS simples, que pode ser um com 512MB de memória e 10GB de espaço em disco.
Para facilitar o entendimento do texto, irei chamar o servidor principal de Master e o servidor virtual simples de Slave. O servidor Master já deverá estar em pleno funcionamento, com o cPanel WHM 11.30.3 (build 5) instalado e configurado. Já no servidor Slave vamos instalar o cPanel DNS Only.
Para instalar o cPanel DNS Only em um servidor “puro” (somente com uma instalação básica do CentOS), acesse o seu servidor Slave via SSH e digite os seguintes comandos:
cd /tmp wget -N http://httpupdate.cpanel.net/cpanel-dnsonly-install.sea sh cpanel-dnsonly-install.sea
Depois de instalado e configurado o cPanel DNS Only no servidor Slave, vamos acessá-lo via do WHM usando o login root através do endereço https://ip_do_servidor_slave:2087 e seguir os passos normais de configuração do WHM.
Depois de terminado a configuração inicial do WHM, acesse o menu “Cluster/Remote Access”, “Configure Cluster”, marque a opção “Enable DNS clustering” e clique no botão “Change” para para ativar o “DNS Clustering”.
Acesse o menu ”Cluster/Remote Access” e clique em “Setup Remote Access Key“. Copie a chave e cole no bloco de notas para que você possa usar mais para frente.
Agora você deve ativar o “DNS Clustering” no servidor Master, seguindo os mesmos passos usados para ativá-lo no servidor Slave (acesse “Cluster/Remote Access”, “Configure Cluster”, marque a opção “Enable DNS clustering” e clique no botão “Change”).
Ainda no servidor Master e na opção “Configure Cluster”, você deve localizar a opção “Add a new server to the cluster”. Selecone “cPanel” e clique no botão “Configure”. Na tela que abrir preencha as informações como a seguir.
- Em “Remote cPanel & WHM DNS service” informe o hostname ou o endereço IP do servidor Slave.
- Em “Remote server username” informe “root”.
- Em “Under Remote server access hash” cole a chave do servidor Slave que foi gerada no início deste tutorial (aquela que você salvou no bloco de notas).
- Selecione “Setup Reverse Trust Relationship” para que o servidor Master configure automaticamente o cluster no servidor Slave. A seleção dessa opção irá definir o papel do servidor Slave para Standalone.
- Em “DNS role” selecione “Synchronize changes” para que o servidor Master envie ao servidor Slave todas as alterações do DNS.
- Clique em “Submit”.
Voltando à opção “Configure Cluster” o servidor Slave deverá estar aparecendo em “Servers in Cluster” com um ícone verde ao lado, mostrando que a configuração foi feita corretamente.
Ainda no servidor Master, vá no menu “DNS Functions”, clique na opção “Synchronize DNS Records”, selecione a opção “Synchronize all zones to all servers” e clique no botão “Synchronize” para que a sincronização seja realizada.
Pronto, agora você já tem o seu servidor DNS secundário configurado e funcionando em conjunto com o seu servidor principal.
Observação: a diferença entre “Standalone” e Synchronize Changes” é que no primeiro o servidor apenas recebe as informações e não as repassa a nenhum outro servidor do DNS cluster, já no segundo o servidor é o responsável por repassar as alterações do DNS para todos os servidores do cluster com os quais ele está diretamente conectado.
Muito bem explicado e me ajudou bastante.
Uma boa dica complementar é: utilize o “screen” para evitar problemas como interrupção do processo por queda da conexão entre estação de trabalho e servidor.
Exemplo:
#screen -S install_cpanel
Caso a conexão seja interrompida, bastará resgatar a sessão assim:
#screen -x install_cpanel
Excelente tutorial, vou estudar usar esse DNS da cPanel em outro servidor.
Boa noite,
Excelente tutorial, mas estou com uma dúvida.
Eu tenho três servidores, um VPS BR para meu site principal, um VPS para meus clientes, e um VPS EUA para o cluster com cpanel dns only.
O VPS BR e o VPS EUA estão com o cPanel/WHM em pleno funcionamento.
No caso o VPS BR seria o servidor master e os outros dois slaves.
É possível deixar configurado o VPS BR com o ns1 e o cluster com o ns2? Então o VPS EUA iria utilizar essas duas DNS. Ficaria bom?
O ideal é você ter dois VPS rodando o cPanel DNS Only, assim tem-se uma performance melhor de todo o sistema.
Boa tarde, eu contratei um VPS e instalei o DNS Only, deu tudo certo conforme seu tuto, devo fazer alguma outra configuração no servidor Master na área dos DNS ?
Seguindo o tutorial basta que ao você configurar o DNS dos domínios que faça o apontamento para o IP do servidor secundário.
Amigo parabéns pelo tutorial, queria saber o seguinte:
Você recomendou 2 vps br para o dns only apontando para o servidor principal, OK. Eu preciso registrar 2 domínios então ? ex.
ns1.com.br (vps br 1/ip-a)
ns2.com.br (vps br 2/ip-b)
>> apontando para o servidor principal e nele coloco os ns’s e ips dos 2 vps com cpanel dns only certo ?
melhora algo no geral ? é perceptível ?
Obrigado, tento ajudar sempre que eu posso. Você não precisa registrar dois domínios, um domíni é o suficiente para o servidor DNS.
Obrigado pela resposta, e eu preciso de 2 vps com 1 ip ou 1 vps com 2 ips também dá pra fazer ?
Qualquer uma das formas é válida, vai depender de como você vai organizar seu sistema de DNS.
Parabéns pelo post, muito útil !!! Salvou aqui …
Abçs!!!
Obrigado, sempre que eu posso tento ajudar!
Amigo somente uma dúvida?
o servidor principal esta com o dominio meu site.com.br e com os DNs:
ns1.meudominio.com.br ip – data center dos EUA
ns2.meudominio.com.br ip – data center dos EUA
Ambos acima com seus rDns registrados corretamente.
Aluguei um vps no Brasil da HOST1 PLUS, com dois IPs:
Instalei o dns only e fiz toda a configuração deste de forma como você citou acima, ficando assim os DNs:
ns1.meudominio.com ip – ip do datacenter do Brasil
ns2.meudominio.com ip do datacenter do Brasil
Este dominio.com esta na godady e la adicionei as entradas abaixo:
ns1.meudominio.com ip do brasil
ns2.meudominio.com ip do brasil
Pergunto, preciso adicionar ao dominio.com.br, mais precisamente no registro.br as entradas ns1.meudominio.com e ip do barsil, ns2.meu dominio.com e ip do brasil, junto as entradas do dominio barsileiro?
Você precisa adicionar o ns1.meudominio.com e o ns2.meudominio.com no registro.br para que seu site meudominio.com.br passe a usar os novos DNS.
Muito obrigado, devo apagar as entradas antigas referentes ao dominio.com.br e adicionar somente as entradas do dominio .com ou devo adicionar ambas?
Outra pergunta por favor, quanto ao rDns antigo não preciso mudar nada?
somente apago os IPs antigos e adiciono no registro.br os ns1.meudominio.com e o ns2.meu dominio.com esta coreto?
Nos servidores DNS você tem que mudar o DNS Reverso para o do domínio que ficará nele. Já no servidor de hospedagem tem que continuar como está.
Sim, para que ele aponte para os servidores DNS.
Obrigado, então efetuo o rDns somente para o dominio do cpanel dnsonly e os IPs do brasil e no dominio principal do registro.br adiciono as entradas ns1.meudominio.com e ns2.meudominio.com é isto?
muito grato!
Maclei por favor me desculpe mais uma vez!
atualizei os DNs somente nos domínios principais esta correto?
o domínio original aquele que uso para o servidor e com os endereços de IPs fornecidos pelo data center e seus reversos não mudei nada deixei como original, somente mudei os outros domínios é isto somente?
dominio .com original servidor principal ns1.dominio.com ip e reverso não mudei
ns2.dominio.com ip e reverso não mudei
dominios hospedados no servidor todos mudados para os novos ns1 e ns2 do cpanel dnsonly
Sim, a princípio é só isso.
Você acha que este procedimento melhora o SEO dos sites também?
Muito obrigado pela atenção e muito sucesso para você!
Sobre SEO não sei informar mas acredito que não mudará nada, nem pra pior nem pra melhor.
Amigo, instalei o dns only em um servidor brasileiro, e apontei os DNs no registro.br com esses dois ips do vps brasileiro no entanto quando vou ping meusite.com.br mostra o IP do servidor no EUA, o dns only não esconde o verdadeiro IP do servidor mostrando a penas os ips do vps que ta o dns only?
Nenhum servidor de DNS esconde o IP do servidor.
Bom dia,
Estou com um problema usando 1 DNSOnly e 3 servidores em Cluster DNS, o que ocorre, é que as zonas se propagam para todos os 3 servidores, e não queria que isso acontecesse. Gostaria que as zonas do servidor 1, ficassem somente nele, no 2 somente nele assim por diante. Alguma sugestão ? ou o funcionamento do DNSOnly é assim mesmo ?
Abraços e obrigado!
Não é assim não, o erro está na forma de configuração da forma como os servidores vão se comunicar entre si, reveja isso.
Bom Dia Maiko! Achei seu comentário aqui depois de alguns anos… Vc lembra da solução ? É um comportamento normal as zonas serem copiadas entre todos os servidores do cluster. Quero ter cada zona DNS no seu respectivo servidor… Não sei se e uma boa pratica.
Estou com duvida se utilizo o “Sincronize Changes” ou “StandAlone”.
Obrigado!
Posso usar o servidor de DNS Only para quantos servers quiser? O processo é o mesmo para add novos?
Excelente tutorial. Parabéns!
Olá Henrique, você pode usar para quantos servidores quiser, ou melhor, para quanto servidores o hardware do DNS Only suportar!
Obrigado. Com a ajuda do tutorial eu consegui fazer funcionar, fiquei apenas com 2 dúvidas:
O IP do DNS Slave do servidor eu mudo paa o IP do servidor do DNS only ou mantenho do mesmo jeito?
Qual das opção eu devo usar: Standalone” ou Synchronize Changes” ?
Você tem que configurar o IP do servidor de DNS que estiver usando.
Olá. Estou pesquisando um VPS para contratar e usar o dnsonly. Alguém sabe indicar um bom e barato no EUA? Obrigado
A versão nova não tem alguns desses campos. Não consegui fazer.
No WHM completo, o “master” tem só a opção de IP, usuário e chave.
No WHM Slave tem todas as opções, mas não mostra o servidor que eu configurei, mesmo no WHM Master a conexão sendo bem sucedida.
Tentei mudar o DNS de um domínio no registro.br e não reconhece o slave que está apontado para o VPS slave, só o master.
Ola eu tenho 2 vps,
1º Master com 2 Ips
2ª Slave com 1 Ip
eu fiz as configuração, para o 2 servidor tudo ok, a minha duvida é eu vou ficar com 3 dns?
ns1.master
ns2.master
ns3.Slave
no servidor master eu tenho que add alguma informação nos dns sobre o servidor Slave? ou quando eu aplico o Synchronize all zones to all servers ele já faz tudo.
Abraços
Olá amigo não entendi muito, você não tem algum video no youtube em portugues explicando passo a passo como fazer? obrigado.
Boa Tarde !
eu quero instalar o cpanel para testes , porem não quero usar o DNS dele já que tenho o serviço de DNS do google.
É possível usar o Cpanel utilizando DNS externo ( os 2 )