Novos domínios na internet

Segundo anúncio feito na última segunda-feira pela ICANN, as companhias, cidades e organizações poderão registrar seus próprios domínios genéricos. A ICANN é o a organização internacional responsável por, dentre outras atribuições, controlar o sistema de nomes de concessão de domínio de primeiro nível genéricos (gTLD, exemplo: .com, .net, .gov) e de códigos de países (ccTLD, exemplo: .br, .fr, .es etc).

A iniciativa, considerada o maior marco nos 40 anos da história da internet, deve dar início a uma nova corrida do ouro na internet. A decisão permitirá que os domínios possam terminar com o nome da companhia, cidade, etc, em vez de .com, .net ou .org.

Praticamente todas as organizações com presença na internet serão afetadas de alguma forma, além de gerar grandes disputas entre as marcas, já que permitirá que os domínios possam terminar com o nome de empresas. Por exemplo: a Coca-Cola poderá comprar o domínio .cocacola e o Google pode querer adquirir .google. Cidades e demais organizações também poderão registrar seus próprios domínios genéricos.

“A ICANN abriu o sistema de endereços da internet às ilimitadas possibilidades da imaginação humana. Ninguém pode prever aonde esta histórica decisão nos levará”, disse o presidente e chefe-executivo da organização, Rod Beckstrom, após a reunião do conselho de administração da entidade, que ocorreu em Cingapura.

Ainda segundo Beckstrom, a expansão permitirá que sejam criados endereços de internet com quase qualquer palavra, em qualquer idioma, oferecendo às organizações em todo o mundo uma oportunidade de mercado para suas marcas, produtos, comunidades ou causas, de maneira nova e inovadora.

A ICANN começará a aceitar as solicitação para os novos domínios gTLD a partir de janeiro de 2012. Até o momento existem 22 domínios gTLD e cerca de outros 250 de países, como é o caso do “.br” para o Brasil e “.uk” para o Reino Unido.

Maclei

Trabalhando com informática a mais de 22 anos, e com internet desde 1999, não costumo esconder o jogo e odeio panelinhas e a falta de verdade que alguns insistem em praticar no mercado.

8 comentários em “Novos domínios na internet

  • Pingback: Novos nomes de domínos na internet | Blog do Maclei

  • 22 de junho de 2011 em 18:15
    Permalink

    Nossa! muito interessante isso, no dia 31 de dezembro estarei na espectativa para no dia 1 efetuar a compra do meu dominio com esse nova forma. Espero que para isso não exija certas burocracias para poder registrar o dominio, e os servidores como ficarão? rsrsr nem sei se vai afetar algo nessa esfera, mas prefiro ser otimista e torcer para que tudo der certo e seja o mais fácil e comodo para adquirir um endereço virtual como já é hoje.

    Resposta
    • 22 de junho de 2011 em 19:54
      Permalink

      Vamosmesperar para ver como vai ser isso, principalmente os custos.

      Resposta
      • 25 de junho de 2011 em 0:49
        Permalink

        Olá Maclei, estou participando de um forum sobre host e gostaria de compartilhar alguns posts que achei interessante para o forum, claro que manterei de onde foi que eu tirei o conteudo e isso vai acabar divulgando o seu blog. O forum é este: EDITADO caso tenha algum problema me avise que retiro o conteudo postado. Valeu

        Resposta
        • 25 de junho de 2011 em 7:53
          Permalink

          Melquisedeque, não gostaria que você divulgasse nesse fórum, não quero nenhuma ligação com ele, e editei o seu comentário para retirar o nome dele. E muito obrigado pelo interesse em ajudar a divulgar o Blog do Host, acho que a melhor forma é a indicação boca a boca e o Facebook e Twitter! 😉

          Resposta
          • 25 de junho de 2011 em 11:34
            Permalink

            Ok maclei, já retirei o conteudo falando sobre esses novos dominio do forum pois o mesmo já foi inserido por outro usuário eu tinha interesse em inserir outros porém respeito a sua opinião. Caso precise de alguma força para inserir conteudo no seu blog eu estou a disposição, tenho alguns conhecimentos em relação a streaming de aúdio, instalação do ffmpeg, desenvolvimento de site com tabless e etc.

            Valeu

          • 25 de junho de 2011 em 20:22
            Permalink

            Melquisedeque, toda ajuda é bem vinda. Depois vou abrir uma área no blog destinada para quem quiser ajudar.

  • 29 de junho de 2011 em 23:38
    Permalink

    vo tentar comprar o google xP

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *