Existem planos realmente ilimitados?

Devido à guerra entre as empresas, o mercado de hospedagem de sites está passando por um dilema ultimamente: oferecer ou não serviços ditos como hospedagem ilimitada? Este é um assunto polêmico e todos tem sua opinião a respeito, então vou procurar tentar esclarecer algumas verdades a respeito desse tema.

Vamos falar primeiro da parte técnica que envolve este assunto. O primeiro ponto importante é que não existe um disco rígido ilimitado, isso não existe fisicamente. O correto seria oferecer espaço em disco não medido, ou unmetered em inglês, pois na realidade é justamente isso o que é oferecido.

Outro erro comum é o chamado tráfego ilimitado, mas este é o menor de todos os erros que envolvem este assunto. Apesar de não existir uma conexão ilimitada (fisicamente isto não existe), o termo tráfego ilimitado pode ser considerado uma forma de o cliente leigo entender que o tráfego mensal dele não será medido, ou seja, unmetered.

Mas não podemos esquecer que o link de conexão do servidor com a internet tem um limite físico. Tomamos como exemplo uma conexão de 10Mbps. Mensalmente ela tem capacidade de transferir 3,09 Terabytes em um mês. Em 1 dia ela consegue transferir 105 Gigabytes, ou 0,1 Terabytes. Podemos ver que existe sim um limite físico no link de conexão com a internet.

Além dos limites físicos descritos acima, existem os limites impostos nos contratos e nos termos de uso das empresas que oferecem este tipo de serviço. Em muitos contratos as limitações são extensas, não permitindo nem armazenar vídeos ou músicas de direito autoral do próprio construtor do site, como um músico ou um videomaker.

Existem também limitações severas no uso dos recursos dos servidores, muitos inviabilizam até um pequeno blog ou site com menos de 5 mil acessos mensais! Com tantas limitações assim, um pequeno plano de hospedagem, que oferece apenas 100 Megabytes de espaço em disco e 1 Gigabyte de transferência mensal, por exemplo, vai fornecer mais recursos reais que esses planos “ilimitados” que existem por aí.

Cabe a você, consumidor, escolher uma empresa que tenha um plano que realmente lhe atenda. A minha recomendação é que você escolha aquilo que realmente irá utilizar. No início de um site ou blog a quantidade de recursos consumidos é muito baixo, então se deve começar com um plano de hospedagem com poucos recursos e ir aumentando à medida que os acessos vão crescendo.

Maclei

Trabalhando com informática a mais de 22 anos, e com internet desde 1999, não costumo esconder o jogo e odeio panelinhas e a falta de verdade que alguns insistem em praticar no mercado.

4 comentários em “Existem planos realmente ilimitados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *