cPanel ganha novas opções para e-mail
A atualização do cPanel para a versão 11.32.2.25 trouxe duas novas opções de e-mail que podem ajudar a combater o spam. Conheça abaixo as opções e configure-as corretamente em seu servidor. Você vai achá-las dentro de dentro de Tweak Settings – > Mail.
Percentage of Fail/Defer mails/hour to trigger hourly protection per domain
Esta opção permite que você especifique o percentual de mensagens com falhas ou recusas que um domínio pode receber de resposta antes de ser temporariamente impedido de enviar e-mail. O sistema examina o envio de emails durante a última hora para determinar se o domínio excedeu o limite. Quando um domínio excede o limite, não se pode enviar mensagem até que tenha passado tempo suficiente de modo a que o domínio fique abaixo do limite.
Por exemplo, se especificar um valor de 50, este valor indica que não mais do que 50% das mensagens enviadas pode receber uma resposta de falha ou recusa. No caso em que o domínio envia 100 mensagens e 51 delas retornam com uma resposta de falha ou recusa, o domínio não será capaz de enviar e-mails até que esteja sob o limite de 50% para a última hora.
The percentage of email messages (above the account’s hourly maximum) to queue and retry for delivery
Esta opção de configuração permite que você defina como as mensagens excedentes são tratadas quando um domínio excede o número máximo de emails permitidos por hora. Por padrão, as mensagens extras são enfileiradas para serem enviadas na próxima hora. Esta opção só está disponível para o usuário root e revendedores que possuem privilégios de root.
O valor que você configurar aqui é comparado com o valor definido no Max hourly emails para determinar se uma mensagem enviada deve ser colocada na fila ou descartada. Por exemplo: o limite de envio de e-mails é de 100 por hora, se você definir este valor para 125%, quando o domínio atingir seu limite de envio por hora, o Exim irá colocar na fila quaisquer mensagens adicionais, até 125% do valor contido em Max hourly emails, ou seja, até 25 mensagens extras. Quando atingir 125% do valor máximo por hora, todas as mensagens enviadas serão descartadas.
Você também pode usar esse recurso para descartar todas as mensagens enviadas quando o domínio atingir o limite de envio de e-mails por hora, definindo uma porcentagem de 100%. Exemplo: o servidor possui o limite de envio de 100 mensagens por hora, se você definir o limite de 100%, quando atingir o limite de envio ele descartará todas as mensagens extras.
Eu particularmente gosto muito do cpanel, mas creio que essa é mais uma mudança para a melhora e certamente outras mudanças terão que vir, pois se percebe que ainda falta alguns detalhes na segurança de e-mail e de outros recursos.
ótimo post
até+
Ótima dica para pegar spammers logo no início da ação. Parabéns pelo post e pelo blog!