E-Mail Marketing

O Guia Definitivo para fazer SMS Marketing!

Como fazer sms marketing? Não sabe ou simplesmente não faz? Porquê? Considera que o SMS é caro? Mas já se deu conta de quanto tempo gasta consultando o seu smartphone? Quando chega um SMS, o que acontece? Não vai, quase de imediato, ver a mensagem?

Os números são como o algodão, não enganam! 90% das pessoas que recebem SMS abrem as mensagens que recebem no celular no máximo até 3 minutos depois de as receber!

Se a probabilidade do seu cliente ler a mensagem é imensamente superior a qualquer outra ferramenta ou canal, continua considerando que é caro? Se ainda não está a usar este canal, saiba que deixando dinheiro na mesa.

Captei a sua atenção? Então está na hora de aprender como fazer sms marketing.

Como fazer SMS marketing passo a passo

1. Defina objetivos

Pensava que ia começar já a enviar SMS? Existe uma parte muito importante de qualquer estratégia que muitas vezes é deixada de lado: qual é o problema que quer resolver? Existe uma oportunidade de negócio que quer explorar? E qual é o seu objetivo?

Alguns dos seus objetivos para uma ação de sms marketing poderão ser: aumentar as suas vendas, obter feedback através de um inquérito ou simplesmente se relacionar com o seu público.

Tenha isso claro antes de iniciar a sua campanha de sms marketing. E principalmente estabeleça metas, tenha números em mente. Exemplo: Quero realizar 50 vendas ou quero obter 200 participações no meu passatempo.

2. Defina a sua estratégia

Agora que já definiu o seu objetivo, vamos alinhar a estratégia de como fazer sms marketing. Imagine que quer recuperar clientes inactivos. Qual será a melhor estratégia? Oferecer um desconto? Comunicar que agora tem o frete grátis?

Acho que já percebeu a ideia. Defina claramente aquilo que vai impactar os resultados que definiu como objetivo.

3. Escolha o software de SMS Marketing

Escolha cuidadosamente o serviço de sms marketing que vai usar. Tenha atenção a serviços que têm preços ridiculamente baixos. Podem estar usando rotas de qualidade duvidosa que simplesmente não vão entregar as suas mensagens. Atenção também aos números portados.

Existem serviços que não lhe permitem saber sequer se os seus SMS foram entregues nem personalizar o remetente da mensagem. A E-goi usa o próprio software de sms marketing que é um SaaS, com um interface que lhe permite criar e enviar os seus SMS facilmente, com personalização e relatórios detalhados.

Assim só precisa se focar na sua estratégia, nos seus objetivos e em como fazer sms marketing da forma correta.

4. Já tem uma base de dados?

Já escolheu o seu serviço de sms marketing? Ótimo! Mas antes de começar precisa de uma base de dados. E pode começar por comprar uma, certo? Errado! Deixe-se disso. Só lhe vai dar chatices. É como entrar na casa de alguém e só depois de já lá estar perguntar se pode entrar.

Se não gosta de receber SMS que não autorizou então não faça o mesmo!

5. Seja claro e assertivo

Não se esqueça que só tem 160 caracteres para escrever a sua mensagem. E ainda bem! Vai eliminar por completo aquela tentação de dizer sempre mais qualquer coisa na mensagem. Por isso assegure-se que vai direto ao ponto e que entrega valor ao cliente.

Leia e releia a mensagem várias vezes para garantir que não existem erros ortográficos na sua campanha. Um mero erro pode prejudicar a sua reputação.

Evite queixas de consumidores e problemas legais colocando uma opção de descadastro nas propagandas por SMS.

6. Não seja inconveniente

Eu estava pensando ir na loja X comprar uma máquina de lavar roupa e eis que recebo uma mensagem dessa mesma loja com uma promoção fantástica nesse mesmo produto. Incrível, não é? Mas a história não acaba aqui, porque o SMS me acordou às 4h30 da manhã.

Acho que já percebeu a ideia. É importante enviar mensagens segmentadas, mas… não faça isto! E se tem clientes em outros países tenha atenção aos fusos horários.

Vale lembrar que para o envio das mensagens, através de canais homologados junto à Anatel, o horário é restrito das 8h. às 20h.

7. Não faça spam!

Então mas isso não é só no email marketing? Claro que não! Enviar mensagens sem consentimento seja no email marketing, no sms marketing, nas notificações push ou em qualquer outro canal é spam em qualquer parte do mundo.

Enquanto consumidor esteja particularmente atento a tentativas de acesso a dados confidenciais e que já derivaram do email para o SMS. Chama-se smishing.

8. Crie sentido de urgência

Eu quero comprar uma máquina de lavar, até já adicionei ao carrinho de compras mas ainda não decidi comprar. Eis que recebo um SMS: “Hugo, temos na loja X, máquinas de lavar de roupa com 20% desconto. Só este fim-de-semana! Apresente este SMS na nossa loja”.

A promoção de tempo limitado pressiona a compra. Ainda por cima era algo que eu já queria comprar! Neste artigo o pessoal da E-goi explica passo a passo como usar o gatilho da escassez numa campanha de email marketing, porém ele também pode ser aplicado ao SMS, caso faça uma landing page no E-goi para o seu SMS inteligente.

9. Faça com que o cliente se sinta especial

Por vezes nem é necessário oferecer um desconto. Quem não gosta de ser tratado de forma especial? Quem não gosta de se sentir como um cliente VIP? Se o cliente perceber que a oferta é para todos nunca terá o mesmo efeito positivo. Personalizar a mensagem é meio caminho andado para que isso aconteça.

O SMS não serve só para fins promocionais. Não se esqueça que obter feedback é decisivo para continuar melhorando o seu serviço e consequentemente a satisfação de todos os seus clientes independentemente de serem os mais valiosos ou não.

10. Chegue às Redes Sociais

Promova a interação dos seus clientes nas suas redes sociais. Incentive, via SMS, a que gostem da sua página no Facebook, comunique um passatempo ou oferta para aumentar o alcance das publicações na sua página.

11. Não se fique só pelo SMS

Se mesmo assim continua achando o SMS caro, saiba que pode combinar vários canais e poupar centenas ou milhares de Euros. Envie uma campanha de email marketing primeiro, segmente os utilizadores que não abriram e, em seguida, envie uma campanha de SMS. Desta forma chega a toda a sua audiência.

Se tem app, pode também enviar notificações push.

12. Análises e Testes

Depois de passar por estas etapas é chegada a hora de analisar os resultados. Há vários critérios de análise: taxas de cliques, bounce rates e conversões. Depois de analisar os dados deve fazer algumas perguntas como:

– Houve algum problema de entregabilidade numa operadora específica?
– A oferta foi a mais adequada?
– Segmentei corretamente a minha lista?

Conclusão

Que o sms marketing é realmente eficaz não há dúvidas. Mas para tirar o melhor partido desse canal, aplique as estratégias que apresentamos ao longo deste artigo e fique seguro que terá resultados a curto prazo. Aprender como fazer sms marketing da forma correta e com resultados não é assim tão difícil.

E você? Tem algum caso de sucesso na suas campanhas de sms marketing? Compartilhe connosco nos comentários!

Maclei

Trabalhando com informática a mais de 22 anos, e com internet desde 1999, não costumo esconder o jogo e odeio panelinhas e a falta de verdade que alguns insistem em praticar no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.