Serviço de Cloud da Uol Host causa prejuízo aos usuários

Nos últimos dias o número de reclamações do serviço de Cloud da Uol Host tem crescido mais do que o normal. Em uma simples pesquisa pôde-se constatar que o seu serviço de Cloud está fora do ar desde a última quinta-feira, exatamente 3 dias!

Ainda segundo alguns relatos, o suporte está totalmente desconectado e não atende ligações, não responde a tíquetes e a emails. Também surgiu informações de que o suporte não está trabalhando neste final de semana de verdadeiro caos!

Em uma rápida pesquisa no ReclameAqui, site especializado em reclamações, pode-se notar dezenas de clientes com o mesmo problema, comprovando ser algo em toda a sua infraestrutura de servidores destinados aos serviços de Cloud.

O Ponto Geek, blog especializado em gadgets, publicou um artigo intitulado Uol Host: estelionato ou apenas incompetência latente?, contestando a capacidade e até a honestidade do Uol Host, com informações, em sua maioria, corretas e oportunas. E os comentários dos usuários comprovam a situação de calamidade e falta de respeito por parte do Uol Host com os seus clientes

Todos devem saber que uns dos principais carros chefes da tecnologia de virtualização em Cloud Computing é o uptime de 100% (tempo em que o servidor deve ficar online). Já disse anteriormente que o mercado de hosting no Brasil não tem capacidade para oferecer infraestrutura para simples servidores dedicados, e este acontecimento com uma das maiores empresas do setor mostra que a realidade no Brasil é pior do que eu poderia imaginar.

Mas o mais marcante neste acontecimento é a total ausência do suporte técnico. Relatos mostram não só a falta de atenção (respeito, sendo mais claro), mas sim a falta de capacidade técnica dos operadores de suporte, sejam os atendentes dos chamados e telefone, ou os técnicos que deveriam manter a infraestrutura funcionando sem problemas e interrupções.

Na minha opinião, podemos resumir esse acontecimento dessa forma: o Brasil não está preparado para a nuvem, quem acreditou tem sérios prejuízos (e processos dos seus clientes) e, não temos infraestrutura nacional de qualidade para hospedagem de sites.

Maclei

Trabalhando com informática a mais de 22 anos, e com internet desde 1999, não costumo esconder o jogo e odeio panelinhas e a falta de verdade que alguns insistem em praticar no mercado.

20 thoughts on “Serviço de Cloud da Uol Host causa prejuízo aos usuários

  • 31 de outubro de 2011 em 2:00
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    não é a primeira vez que dá o apagão na uolhost. a tres meses atras sua infraestrutura ficou indisponível por 8 horas comerciais. O Motivo era o storage. O mesmo problema aconteceu agora, storage com problemas. não aprendem com o erro.
    Tenho um cliente que des de quinta feira a noite está sem servidor, e nesse momento, 3 da manhã da segunda feira , ainda nao retornou. eles pedem desculpas, mas o prejuízo é muito grande para todas as empresas. Não há lista de prioridade também, eles dizem que está retornando aleatoriamente.

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    • 31 de outubro de 2011 em 8:03
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      Esse tipo de incidente só serve para mostrar que o mercado brasileiro está refém de empresas que não tem capacidade para implantar e gerir um data center, seja operacional, técnica ou de planejamento. O curioso que o marketing é super eficiente, e só ele!

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  • 31 de outubro de 2011 em 10:27
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    Realmente, o mercado brasileiro de hospedagem está fraco. As empresas com infra estrutura nacional ainda estão bem abaixo das estrangerias. Ainda prefiro utilizar serviços que revendem hospedagens que possuem infra estrutura internacional.

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    • 31 de outubro de 2011 em 10:41
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      Realmente os data centers brasileiros são bem inferiores aos estrangeiros, mais notadamente os em território norte americano. Falta muito para o Brasil evoluir neste mercado, mas principalmente falta é seriedade e vontade. Sem isso, não adianta querer crescer…

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  • 31 de outubro de 2011 em 10:38
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    Maclei, concordo com sua indignação mas não deixe que este caso prejudique sua visão sobre a computação em nuvem. Cloud Computing feita com seriedade, respeito ao cliente e com foco em qualidade funciona sim, e no Brasil também, por que não?
    A UOLHOST assim como outras, estão tentando transformar em varejo um segmento nobre da TI, que é a o Data Center. Isso faz com que eles se preocupem apenas em fazer promoções de preço para atrair clientes desavisados e negligenciam a qualidade.
    Parabéns pela matéria. Um grande abraço!

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    • 31 de outubro de 2011 em 10:44
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      Fábio Alexandre, a computação em nuvem é uma ótima ideia. Ela surgiu para reduzir custos, mas o que não consigo entender é por que as empresas nacionais o vendem muito mais caro do que servidores dedicados! Não consigo entender essa lógica, já que é totalmente inversa a razão do Cloud Computing existir…

      Eu gosto da tecnologia, e estou testando uma plataforma em um dos maiores data centers americanos, mas nunca assinaria nada parecido aqui no Brasil, ainda mais depois desse caso do UOL Host. Detalhe: eu estava pensando em testar a plataforma do UOL… Estava…

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  • 5 de novembro de 2011 em 8:50
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    Maclei, infelizmente vc acaba optando por uma empresa que tem um certo renome no mercado, e paga um preço alto por isto. Qdo vc vende um serviço para um cliente vc menciona “meu datacenter é na uol” e ai o seu cliente imagina que nunca ira ter problema, so que quando eles ocorrem a cobrança cai sobre a sua empresa, e praticamente vc não tem como da uma unica satisfação ao seu cliente, até pq o suporte da uol não consegue estabelecer uma prazo para normalidade dos serviços. Estamos em 05/11/2011 as 09:40 e desde 27/10 o servidor da uol esta fora do ar, estou correndo risco de perder alguns clientes e sofrer processo de outros, fora a imagem da empresa que fica manchada no mercado. É contar com a sorte pois a Uol não te da um retorno, e quando faz não cumpre com o que foi estabelecido.

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    • 5 de novembro de 2011 em 17:23
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      Infelizmente no Brasil não podemos contratar um serviço em uma empresa somente pelo nome dela, esse caso do UOL Host comprova isso. Eu não possuo servidores no Brasil por ainda não ter achado uma empresa que preste um serviço de qualidade (de verdade e não só no marketing), que tenha pessoal realmente qualificado (que contrate o funcionário por que ele é o melhor e não por que ele tem diploma) e que cobre um preço justo (e não uma fortuna). Só encontro isso fora do Brasil…

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      • 21 de novembro de 2011 em 14:08
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        Maclei, fazendo um parênteses no assunto original, mas que acho que é um assunto que vale muito a pena de ser discutido. Sou um profissional que lida com TI desde 2003, mas não consegui sequer concluir o curso técnico (no início por falta de dinheiro, agora por falta de tempo mesmo). Em todos os lugares que procurei emprego, sempre me fecharam as portas porque não tenho diploma nenhum. Mas trabalho por conta, atendendo empresas dos mais diversos segmentos. Presto consultoria e suporte em diversas pontas, incluindo cloud computing. Citrix Zen e WMWare ESXi são meu chão básico, e sequer uma pós-graduação vai dar isso. Mas não é valorizado em lugar nenhum. É como se simplesmente isso não existisse no meu currículo. O interessante é que 100% dos meus clientes estão satisfeitos com as soluções tecnológicas que proponho, mas é muito esquisito como é que as empresas onde entrego o meu currículo não vêem assim. Para os meus clientes, sou um dos melhores do ramo (é o que tenho escutado). Prestando serviço sou considerado o melhor, mas para ser empregado não passo de lixo. Porque? Não compreendo.

        Me perdoe o desabafo, mas por acaso (ou não) encontrei alguém que falou a verdade.

        Ótima matéria! Abraço!

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        • 21 de novembro de 2011 em 14:16
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          Elias, isso é culpa desta cultura idiota que nos tem sido enfiado goela dentro de que tem que ter um “diproma” (a maioria com diploma nem sabe falar!) de nível superior… Nunca aceitei isso e isto só serve para nos deixar desvalorizados no mercado de trabalho perante a estrangeiros.

          Os mesmos idiotas que tentam nos enfiar isso são os mesmos que não entendem que o profissional técnico tem que ser especializado na sua área, e o diploma de nível superior é apenas um adicional que deve ser a última coisa a ser vista. Em países desenvolvidos (estamos longe de chegar lá) os cargos técnicos são super valorizados, e em muitas empresas os técnicos ganham mais dos que tem “diproma”.

          Diante disso, ótimos profissionais qualificados ficam de fora de grandes empresas, e as grandes empresas só contratam idiotas que nem sabem o que é IP para gerenciar os seus servidores… e depois reclamam que não há profissionais qualificados… Quem paga? Os seus clientes!

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        • 26 de novembro de 2011 em 20:15
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          Olá Maclei, sei o que é isso que você está passando, já passei pelo mesmo problema.
          Todo o conhecimento e experiência adquirida durante anos e anos não vale nada se não tiver um diploma ou registro em carteira. Então pergunto, como você poderá apresentar experiência em carteira se ninguém dá oportunidade? todos querem que tenha experiência anterior em carteira.
          Bom, no meu caso, aconteceu tudo isso que está acontecendo com você, bati em n portas e todas se fecharam para mim, então fui trabalhar com telemarketing até que um dia recebi um e-mail de uma grande empresa de TI Mineira perguntando se queria fazer uma entrevista de emprego. Fui lá, fiz a entrevista e pedi ao entrevistador, que era o gerente da filial esta oportunidade de emprego.
          Ele me disse que iria me dar esta oportunidade e ele me deu.
          Hoje graças a Deus estou nesta empresa a 4 anos, estou concluindo minha faculdade e já recebi vários elogios e hoje ocupo cargo de grande confiaça na empresa sendo o responsável técnico de uma equipe de 5 pessoas no contrato a qual estou a locado.
          Se toda empresa tivesse esta atitude com certeza teria muitos profissionais de 1ª qualidade.

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          • 26 de novembro de 2011 em 22:02
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            Luiz, você deve estar se confundido, mas quem está passando por isso é o nosso amigo, apenas descrevi o que acontece aqui no Brasil, e lógico que fico revoltado com tudo que é errado que acontece.

  • 6 de novembro de 2011 em 17:58
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    lamento pelos colegas que tiveram problemas com a uolhost. Realmente fizeram uma péssima escolha. No Brasil, que empresa grande é sinonimo de qualidade? Da onde vcs tiraram isso? São gringos?

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  • 20 de novembro de 2011 em 10:50
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    Um absurdo, não funciona e não existe o minimo de respeito a nos consumidores. A cobrança das faturas continuam normalmente por um serviço fantasma, infelizmente no meu caso é via cartão de credito, vou ter que acrescentar mais este prejuizo a UOL. Falta total de respeito e ainda cobra por aquilo que não é capaz de oferecer, estou pagando uma fatura por um serviço que não funciona a 30 dias, absurdo total.

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    • 20 de novembro de 2011 em 15:33
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      Você pode cancelar qualquer lançamento feito em seu cartão de crédito, é só ligar para a operadora e solicitar o cancelamento.

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  • 26 de fevereiro de 2012 em 9:23
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    Podemos encontrar no lixo materiais de melhor qualidade que o cloud da UOL!

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  • 16 de abril de 2012 em 18:48
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    fui mais uma das vítimas dessa uol host. não recomendo a ninguém!

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  • 18 de março de 2013 em 12:01
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    Lamentável, esse post apesar de datar de nov/11 hoje em Mar/13 continua atual.

    Por isso que no Brasil é tão difícil começar um negócio na internet, não temos ferramentas de qualidade aqui, na realidade não temos nem o básico. Sabe o que é mais triste? Você passar horas a fio configurando, cadastrando produtos, pagar propaganda, links e etc e quando o cliente vem até seu site comprar, simplesmente não consegue, ficamos vendo nosso dinheiro ir pelo ralo.

    Lamentável,

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    • 18 de março de 2013 em 12:20
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      jonatas, por isso que eu não possuo minha estrutura aqui no Brasil, é inviável querer oferecer algo de qualidade para meus clientes com estrutura brasileira.

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