Mude porta de acesso do SSH no seu servidor

Aqui vai uma dica muito importante para quem está iniciando no mundo do hosting, e pegou seu primeiro servidor, seja virtual (VPS ou Cloud) ou dedicado: mude a porta de acesso via SSH! Esse é um dos primeiros passos para você aumentar o nível de segurança do seu servidor.

Vamos deixar de papo furado e vamos à prática! Para alterar a porta do SSH em seu servidor siga os passos abaixo. Estou partindo do princípio que você já está logado via SSH ao seu servidor.

1) Edite o arquivo de configuração do SSH:

nano /etc/ssh/sshd_config

2) Localize a variável Port. Ela provavelmente vai estar comentada e configurada para a porta padrão (22), como o exemplo abaixo:

#Port 22

3) Remova o símbolo de comentário # e mude a porta para a desejada, como no exemplo abaixo:

Port 6985

4) Salve e feche o arquivo de configurações com CTRL+X, Y, ENTER.

5) Reinicie o serviço sshd, responsável pelo funcionamento do SSH, com o seguinte comando:

service sshd restart

Observação: tome cuidado para não usar uma porta que esteja sendo usada por outro serviço, se isto acontecer você perderá acesso ao seu servidor através do SSH e terá que solicitar ajuda ao data center para resolver o problema.

Importante: se você estiver usando firewall e não liberar a nova porta antes de alterá-la, você vai perder o acesso SSH! Então, primeiro você precisa liberar a nova porta no firewall antes de executar o procedimento acima. Depois você não pode esquecer de fechar a porta 22 no firewall.

Agora basta que você se conecte ao seu servidor via SSH usando a nova porta configurada.

Maclei

Trabalhando com informática a mais de 22 anos, e com internet desde 1999, não costumo esconder o jogo e odeio panelinhas e a falta de verdade que alguns insistem em praticar no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *