Instalando o Softaculous em servidores com cPanel WHM

Importante! É permitido a reprodução deste tutorial desde que seja mantido o conteúdo intacto e seja citado o autor e o link para este artigo aqui do Blog do Host.

Atenção: artigo atualizado em 04/01/2013 com as novas instruções de instalação!

O Softaculous é um dos melhores, senão o melhor, sistemas de instalação automática de scripts existente no mercado. Em comparação ao Fantástico DeLuxe, o Softaculous leva vantagem por que as versões dos seus scripts estão sempre sendo atualizadas, ao contrário do seu concorrente que parece estar abandonado.

Entre os scripts você irá encontrar sistemas de galerias de fotos, gerenciadores de conteúdos (CMS), wikis, plataformas de blogging (dentre elas o WordPress), fóruns de discussão, redes sociais, gestores de projetos, lojas virtuais e muitos mais scripts.

A instalação do Softaculous em servidores com o cPanel WHM é muito simples. Acesse seu servidor via SSH e digite a seguinte sequência de comandos:

cd /root
wget -N http://files.softaculous.com/install.sh
chmod 755 install.sh
./install.sh

Depois acesse o cPanel WHM através do seu navegador da internet, e acesse a opção Plugins e depois Softaculous – Instant Installs para verificar se a instalação foi concluída de forma automática.

Instalação do Softaculous

Observação: se o seu WHM estiver utilizando os temas do rvskin poderá ser necessário executar o comando abaixo para que o Softaculous apareça no cPanel/WHM:

/root/rvadmin/autoupdatewhmaddon

Importante! Se o seu servidor estiver com o suPHP ou o suEXEC habilitados, será necessário efetuar a configuração correta para as permissões de arquivos e pastas que o Softaculous irá criar durante a instalação dos scripts.

Para configurar, você estando dentro do Softaculous clique no menu Settings (ou Configurações), digite 0644 na opção CHMOD Files (ou CHMOD de Ficheros) e digite 0755 na opção CHMOD Directories (ou CHMOD de Directórios).

Instalacao do Softaculous

Role a página até o final e clique no botão Edit Settings.

Pronto, o Softaculous já está instalado corretamente e os seus clientes já poderão acessá-lo através do cPanel.

Espero que gostem deste tutorial, e que possa ajudar tanto aos iniciantes quanto aos usuários mais avançados.

Maclei

Trabalhando com informática a mais de 22 anos, e com internet desde 1999, não costumo esconder o jogo e odeio panelinhas e a falta de verdade que alguns insistem em praticar no mercado.

3 comentários em “Instalando o Softaculous em servidores com cPanel WHM

  • 14 de junho de 2011 em 23:16
    Permalink

    Ótima dica, realmente é muito fácil instalar ele, não precisa pagar para instalar.

    Resposta
  • 27 de agosto de 2011 em 14:50
    Permalink

    Jurava que era mais difícil instalar ele. Boa!

    Resposta
  • 8 de março de 2012 em 17:23
    Permalink

    Olá, amigo tudo bem ?
    então eu fiz a configuração desse jeito só que ando eu vou instalar qualquer aplicativo dar um erro no arquivo onde fica os dados que faz a ligação com o bando de dados
    o que fazer para armar isso ?
    Obrigado.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *