Dicas importantes para evitar que sua newsletter caiam na caixa de spam

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Os filtros de spam são ótimos para evitar o recebimento de e-mail que nunca pedimos. Mas quando queremos enviar uma newsletter aos nossos clientes, esses filtros podem ser um obstáculo, pois por vezes marcam incorretamente a nossa newsletter como spam. Não existe fórmula mágica para evitar que isso aconteça (pois cada filtro tem a sua própria configuração), mas compartilho abaixo 7 dicas para minimizar o problema.

Várias destas dicas aplicam-se melhor (ou até automaticamente) com a ajuda de um sistema de email marketing. Pessoalmente, uso e recomendo a plataforma E-goi, que está muito completa, é em português e tem uma conta gratuita para testes.

1) Não envie mensagens que seus clientes não pediram

Esta é a principal razão para seus emails caírem na caixa de spam. O fato de serem seus clientes ou contatos não implica que todos tenham dado autorização explícita para receber o seu informativo. Se enviar sua newsletter sem a permissão deles, pode ter a certeza de que vão clicar no botão “spam”. E quando isso acontece, os provedores de e-mail (Gmail, Hotmail, Yahoo, etc.) tendem a bloquear a sua newsletter para todas as outras pessoas. Pior ainda, podem se reportar a instituições anti-spam e colocar o seu domínio numa lista negra!

Por isso, assegure-se que seu site tem um formulário double opt-in de inscrição na newsletter (eu criei um automaticamente para o meu site com o E-goi) e inclua-o na ficha de inscrição de clientes da sua loja física (ou virtual) um visto para também receberem a newsletter. Depois, só envie suas comunicações apenas para estas pessoas!

2) Envie conteúdo que seja interessante e pertinente para seus clientes

Mesmo quando você lança a newsletter só a quem pediu expressamente para a receber, os provedores de e-mail estão sempre atentos ao interesse que as suas comunicações geram nas pessoas. Se elas não abrirem e clicarem na newsletter, eles podem filtrá-la para o spam nos próximos envios que você fizer.

Isso se chama “reatividade/engajamento” (engagement) e é uma das estatísticas mais importantes para o sucesso do seu e-mail marketing! Por isso, tente sempre criar conteúdos que sejam realmente interessantes e úteis para seus clientes e que os incentivem a abrir e clicar. Você pode usar o sistema do E-goi para medir os resultados.

3) Limpe a sua lista de distribuição

Sempre que você enviar a sua newsletter para emails desativados ou inválidos (um comportamento típico dos spammers) os provedores de e-mail podem penalizá-lo e bloquear futuros envios. Portanto, é fundamental remover da lista todos os endereços que não estejam sendo usados (os chamados bounces).

Se não quiser removê-los à mão, uma plataforma de email marketingcomo o E-goi faz a limpeza de soft bounces e hard bounces automaticamente e também insere um link onde as pessoas podem clicar caso se queiram remover imediatamente da lista (chamado de opt-out). Quanto mais limpa a sua lista, mais reativa e bem comportada ela se apresenta perante os provedores e melhor será a taxa de entrega direta na caixa de entrada (inbox).

4) Não envie conteúdo que se confunda com spam

Antes de lançar a sua newsletter, verifique se ela não vai disparar no início todos os filtros de spam! Embora cada filtro tenha as suas próprias regras, há algumas normas gerais a seguir.

  • Não envie newsletters compostas só por imagens (tem que existir um equilíbrio entre texto, HTML e imagens)
  • Use código HTML bem formatado (exemplo: não crie o HTML do seu informativo no Word ou no Photoshop)
  • Prepare sempre uma versão alternativa do email em formato texto simples

Para verificar estes pontos, você pode testar sua newsletter no relatório anti-spam do E-goi, que não só cria automaticamente a versão em texto simples, como analisa todo o conteúdo e dá uma pontuação e dicas para melhorar o resultado.

5) Certifique os seus remetentes e servidores de e-mail

Uma das coisas a que os provedores estão mais atentos é a reputação do servidor através do qual você envia a newsletter. Para ter uma reputação credível, é fundamental autenticar o seu servidor com as principais certificações de e-mail (SPF, SenderID, DKIM e DomainKeys). Este processo deve ser feito pelos responsáveis técnicos do seu servidor.

Se optar por usar um serviço de email marketing como o E-goi, o trabalho fica bastante facilitado, pois não só já inclui servidores certificados como disponibiliza todos os dados necessários para que seus responsáveis técnicos configurem seu servidor corretamente.

6) Atenção à frequência dos envios

Mesmo que as pessoas queiram receber sua newsletter, podem achar excessivo se for todos os dias e marcá-la como spam. Por outro lado, se faz envios menos regulares (ex. mensalmente), elas podem já se ter esquecido de si e considerar que é spam.

Tem uma newsletter diária? Dê às pessoas a possibilidade de a receberem com menos frequência. Envia-a esporadicamente? Inclua sempre uma referência relembrando à pessoa o motivo pelo qual está recebendo o email e a data em que se inscreveu na newsletter (o E-goi pode inserir automaticamente a opção da frequência de envios e/ou o motivo e data da inscrição).

7) Na própria newsletter, peça às pessoas para adicionar seu remetente à lista de endereços seguros

Mesmo seguindo todas as dicas acima, há sempre a possibilidade de alguns filtros muito agressivos marcarem sua newsletter como spam. Para tentar resolver este problema, insira sempre uma frase num local bem visível do email (ex. logo no início) pedindo às pessoas para adicionarem o seu remetente à lista de remetentes confiáveis.

Desta forma, mesmo que elas vejam que a newsletter foi incorretamente para o spam, têm logo uma forma fácil de prevenir que isso volte a acontecer.

Maclei

Trabalhando com informática a mais de 22 anos, e com internet desde 1999, não costumo esconder o jogo e odeio panelinhas e a falta de verdade que alguns insistem em praticar no mercado.

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