Corrigindo o horário em um servidor de hospedagem Linux

É muito comum encontrarmos servidores de hospedagem de site Linux com o horário errado, principalmente os que atendem ao mercado brasileiro, já que a maioria está localizada fisicamente em outros países e por padrão eles são instalados pelos datacenters com o fuso horário local deles.

No painel de controle cPanel WHM existe uma opção fácil para alterar o fuso horário, como você pode ver na imagem abaixo. Logado como root basta acessar o menu Server Time que fica dentro de Server Configuration. Na tela que abrir, em Configure Timezone escolha a opção America/Sao_Paulo dentro. Depois clicar em Change TimeZone para o fuso horário ser  configurado para o horário de Brasília (hora oficial do Brasil).

fuso-horario-cpanel

Mas há ocasiões em que não será possível fazer a configuração através de um painel de controle, ou que por preferência o administrador queira fazer a correção através do SSH por linha de comando (meu caso). Neste caso, segue abaixo um pequeno passo-a-passo para fazer a alteração através do SSH. Para poder executar o tutorial você já deverá estar logado com o usuárioroot no servidor Linux.

Primeiro vamos renomear o arquivo /etc/localtime, que é quem define o fuso horário em máquinas com sistema operacional Linux. Digite:

mv /etc/localtime /etc/localtime.old

Agora vamos criar um link simbólico para o arquivo /usr/share/zoneinfo/America/Sao_Paulo dando para este link o nome do arquivo /etc/localtime, assim qualquer alteração durante a atualização que o sistema operacional fizer neste arquivo entrará em vigor no mesmo instante. Digite:

ln -s /usr/share/zoneinfo/America/Sao_Paulo /etc/localtime

Pronto, agora seu servidor já está com o fuso horário correto!

Maclei

Trabalhando com informática a mais de 22 anos, e com internet desde 1999, não costumo esconder o jogo e odeio panelinhas e a falta de verdade que alguns insistem em praticar no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *