Dicas sobre hospedagem de sites

O WHMCS é um dos melhores sistemas de gerenciamento de empresas da área de hospedagem de sites. Manter o WHMCS atualizado é muito importante, pois sempre há alguma correção de segurança importante em cada atualização. E você não quer o seu WHMCS vulnerável, certo?

De acordo com a documentação do WHMCS, http://docs.whmcs.com/Upgrading, você pode atualizar qualquer versão do WHMCS, a partir da 3.2, para a versão mais recente disponível. Basta que você baixe o pacote completo da versão mais recente e siga os procedimentos do arquivo README.txt presente no pacote.

Para ajudar a todos, principalmente os que têm dificuldade com o inglês, segue abaixo os procedimentos para que você faça a atualização do seu WHMCS.

Passo 1: Faça o backup completo do banco de dados utilizado pelo WHMCS e da pasta onde o WHMCS está instalado em seu servidor. Se você utilizar o cPanel, você pode usar a opção de Backup Completo, assim você faz um backup completo, incluindo todas as suas bases de dados e todo o seu diretório home.

Passo 2: Faça o download da versão completa (full) mais recente do WHMCS no endereço http://www.whmcs.com/members/clientarea.php (você deverá efetuar login utilizando o usuário e senha cadastrados quando você assinou o WHMCS).

Passo 3: Descompacte o conteúdo do arquivo baixado em uma pasta do seu computador.

Passo 4: Substitua o arquivo logo.jpg, presente na pasta images, pelo arquivo que você utiliza na sua atual instalação do WHMCS.

Passo 5: Se você renomeou a pasta admin na sua atual instalação do WHMCS, renomeie a pasta admin que está no seu computador para o nome que você usa no seu WHMCS.

Passo 6: Agora você deve enviar via FTP todos os arquivos do seu computador para o seu site. Lembre-se que você deverá confirmar caso seja perguntado se você deseja sobrescrever os arquivos existentes em seu servidor.

Passo 7: Acesse a área administrativa do seu WHMCS e aceite os seus termos de licença.

Passo 8: Será perguntado se você fez o backup do banco de dados utilizado pelo WHMCS. Confirme se o backup feito no início do tutorial está ok, marque a opção I confirm I have backed up my database e clique em Perform Upgrade.

Passo 9: Aparecerá a tela informando que o upgrade foi feito e será solicitado que você remova o diretório de instalação. Remova-o e acesse a sua área administrativa.

Passo 10: Pronto, atualização feita!

Agora você deve verificar se os gateways de pagamento estão funcionando e poderá refazer todas as suas personalizações que você fez nos arquivos do seu WHMCS.

Por Maclei Em 21/08/2011

7 respostas até agora

  1. Antônio Marcos disse:

    Segui o que vc disse e deu certo, mas se desse problema o que eu faria?

    • Maclei disse:

      Caso tenha algum problema é só você restaurar o backup que expliquei logo no início do artigo. Sempre faça backup completo quando você for mexer com banco de dados e arquivos essenciais do seu site.

  2. Pedro Henrique disse:

    Consegui atualizar com a sua dica, obrigado!

  3. Marcos Borges disse:

    VLW mesmo! segui as dicas e atualizou para a 5.0.3 stable certinho aqui! o único porém foi que quando tentei acessar a pasta “/instal” ele deu erro e foi preciso chamar o arquivo install.php na barra de endereço; depois 100% tudo ok! Parabéns!

  4. Daniel disse:

    Boa Noite, atualizei para a versão 5.1.2 deu tudo certo, porém percebi que o botão pagar agora para gerar o boleto não está mais aparecendo, alguém sabe o que pode ter acontecido?

Escreva um comentário


  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Youtube

Publicidade

Facebook

Publicidade