Dicas sobre hospedagem de sites

Uma dúvida comum em quem está iniciando-se na administração de servidores de hospedagem de sites Linux cPanel é como executar a verificação de antivírus pela linha de comando, seja localmente ou através do SSH. O cPanel possui a opção de instalar o ClamAV através do próprio painel e este fica disponível para os clientes antravés do próprio painel cPanel.

O problema é que mesmo com ClamAV instalado pelo cPanel o administrador do servidor de hospedagem de sites não consegue executar uma varredura pela linha de comando, com o tradicional comando clamscan. Isso acontece porque em servidores com o painel cPanel os executáveis estão instalados no diretório /usr/local/cpanel/3rdparty/bin/, sendo que o padrão do bash é que os comandos, ou pelos menos os links simbólicos para os mesmos, sejam criados na pasta /usr/local/bin. Em versões do cPanel anteriores à 11.40 os links simbólicos eram criados na pasta padrão do bash mas nas novas instalações a partir desta versão os links não são mais criados.

Bom, se você quiser facilitar sua vida para  fazer varreduras completas via linha de comando, em primeiro lugar deveremos verificar se já possui o ClamAV instalado através cPanel WHM. Para isso, estando logado como root via SSH em seu servidor, execute o seguinte comando:

ls -lah /usr/local/cpanel/3rdparty/bin/*clam*

Se eles existirem, certifique-se de que não existem os arquivos do ClamAV na pasta /usr/local/bin:

ls -l /usr/local/bin/*clam*

Caso não existam, agora você poderá criar os symlinks (links simbólicos) no diretório /usr/local/bin digitando os seguintes comandos:

ln -s /usr/local/cpanel/3rdparty/bin/freshclam /usr/local/bin/freshclam
ln -s /usr/local/cpanel/3rdparty/bin/clamscan /usr/local/bin/clamscan
ln -s /usr/local/cpanel/3rdparty/bin/clamd /usr/local/bin/clamd
ln -s /usr/local/cpanel/3rdparty/bin/clamav-config /usr/local/bin/clamav-config

Depois você pode verificar se os links foram criados corretamente digitando o seguinte comando:

# ls -l /usr/local/bin/*clam*

Agora você já poderá executar o comando e fazer varreduras em todo o servidor, como por exemplo você poderá executar o comando abaixo para verificar a pasta public_html de todas os sites hospedados em seu servidor:

# clamscan -ri /home/*/public_html/

Pronto, agora você vai poder fazer verificações com o antivírus de forma mais fácil, ajudando a manter a segurança do seu servidor em dia.

Por Maclei Em 23/03/2015

Escreva um comentário


  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Youtube

Publicidade

Facebook

Publicidade