Aprenda a instalar o cPanel WHM em um servidor Linux

Hoje venho mostrar para vocês que estão iniciando na administração de servidores de hospedagem de sites, a fazer a instalação do cPanel WHM em um servidor Linux CentOS. A instalação de certa forma é simples e automatizada, mas o maior problema é a demora.

O tempo da instalação vai depender do hardware do equipamento e também da conexão à internet que o servidor possui. Isso ocorre por que o servidor irá fazer o download de todo o software necessário e por isso uma boa conexão vai fazer uma instalação mais rápida (leia-se: quanto mais megabits o servidor possui, melhor).

Para instalar o cPanel WHM no seu servidor, estando logado via SSH como usuário root, você deve digitar o seguinte comando para se mover para a pasta home:

cd /home

Agora digite o comando abaixo para fazer o download do executável de instalação do cPanel WHM:

wget -N http://httpupdate.cpanel.net/latest

Depois de efetuado o download do executável basta digitar o seguinte comando para iniciar a instalação do cPanel WHM:

sh latest

Para fazer a instalação do cPanel WHM nas versões 5.x do CentOS, Red Hat Enterprise Linux ou CloudLinux, deve-se usar o parâmetro –force no comando acima. A cPanel recomenda fortemente que seu sistema seja instalado em servidores que usem a versão mais recente dos sistemas operacionais acima.

Caso tudo esteja certo a instalação do cPanel WHM ocorrerá automaticamente. Não se esqueça que o tempo de instalação é grande podendo demorar de 2 até 10 horas (ou até mais)! Portanto, você tendo uma boa conexão com a internet também é importante pois se sua conexão via SSH com o servidor cair a instalação poderá ser interrompida.

Observação importante: a instalação deve ser feita em um servidor limpo, ou seja, o servidor deve estar recém formatado, não é recomendável fazer a instalação em máquinas que já estejam em uso, portanto caso vá instalar em uma máquina já em uso formate-a para não ter problemas.

Bom, espero que tenha conseguido ajudá-los, qualquer dúvida use o campo de comentário abaixo que tentarei ajudar no que for possível.

Maclei

Trabalhando com informática a mais de 22 anos, e com internet desde 1999, não costumo esconder o jogo e odeio panelinhas e a falta de verdade que alguns insistem em praticar no mercado.

2 thoughts on “Aprenda a instalar o cPanel WHM em um servidor Linux

  • 4 de abril de 2016 em 13:51
    Permalink

    E a opção para desinstalar o whm?

    Resposta
    • 4 de abril de 2016 em 19:14
      Permalink

      Só formatando a máquina, após a instalação do cPanel WHM não é possível desinstalar ele.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.