Aprenda a configurar o servidor IMAP da sua conta de e-mail do Outlook.com

Outlook.com agora suporta protocolo IMAP - Foto: Divulgação
Outlook.com agora suporta protocolo IMAP – Foto: Divulgação

O Outlook.com foi bastando elogiado quando lançado, principalmente pelo seu design limpo e leve, mas não ficou livre de críticas, muitas delas referentes à falta de suporte ao protocolo IMAP. Mas o serviço de e-mail da Microsoft já suporta este protocolo a algum tempo e, de quebra, também passou a funcionar com o protocolo OAuth.

Com o IMAP, passa a ser possível sincronizar contas do Outlook.com em praticamente qualquer cliente de e-mail, bastando ao usuário configurar o programa com os seguintes dados:

IMAP

  • Servidor: imap-mail.outlook.com
  • Porta: 993
  • Encriptação: SSL

SMTP

  • Servidor: smtp-mail.outlook.com
  • Porta: 587
  • Encriptação: TLS

Apesar de se tratar de um protocolo bastante conhecido, a Microsoft não adicionou suporte ao IMAP desde o lançamento do Outlook.com por acreditar que a sua ferramenta Exchange ActiveSync é uma alternativa melhor, mas o problema é que há vários clientes de e-mail não o suportam, dentre eles o popular Mozilla Thunderbird e o Mail do Mac OS.

A Microsoft também habilitou suporte ao protocolo OAuth, como já dito. Com ele, é possível integrar contas do Outlook.com a serviços de terceiros, sem que dados sigilosos das contas (como conteúdo das caixas de entrada e senhas do usuários) sejam repassados a estes.

Maclei

Trabalhando com informática a mais de 22 anos, e com internet desde 1999, não costumo esconder o jogo e odeio panelinhas e a falta de verdade que alguns insistem em praticar no mercado.

Um comentário em “Aprenda a configurar o servidor IMAP da sua conta de e-mail do Outlook.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *